

LENGULUKA
(2019)


DESCOMPASSO
(2016)
Depois dos acontecimentos de sublevação e revolta em Angola, Salazar fez em 1961 duas nomeações arriscadas: uma para Ministro do Ultramar e outra para Governador Geral de Angola... a acção descreve o adensar do conflito que conduziu à demissão de ambos em 1962...
À venda na FNAC, BERTRAND, ALMEDINA, WOOK.PT
Memórias de um Dark Horse (2015)
“O Director-Geral poderia ser descrito como um absoluto “dark horse”... ou “ilustre desconhecido” na tradução do livro The Orphan of the Cold War” de Margaret Anstee dando assim o mote para uma série de histórias peregrinas do autor por diversas paragens onde os processos de democratização reclamavam a sua experiência eleitoral adquirida em Angola... são pequenas histórias que dificilmente se podem chamar contos... se há nelas muito de verdade é um facto que tudo é apresentado como absoluta ficção!

O GOSTO AMARGO DO QUININO
(2015)
O gosto amargo do quinino é um travo que recorda tempos antigos, as memórias de uma Luanda descoberta por novos imigrantes... em trinta anos, de 1930 a 1960 crescem as histórias... o sonho, a fantasia e por fim resta um certo desencanto... amargo como o quinino..

OS (MEUS) DIAS DA INDEPENDÊNCIA (2014)
Um diário dos primeiros 100 dias da independência de Angola, vividos ao largo de Luanda, desde o Ambriz ao Norte, Huambo ao centro e Ondjiva no extremo sul, percorridos como uma lágrima pela face oculta de Angola...

O ASTRÓNOMO DE HERODES
E OUTROS CONTOS (2014)
Um conto de Natal e outros contos trazidos da Bíblia com amor.... passando mais uma vez por Angola...

O CONTO DA SEREIA (2013)
“Tales” de uma Sereia na “tail” de um dark horse... contos de amor encantado no encanto da ilha de Luanda... um papagaio que fala e uma porta que se abre para o sonho e a ilusão...

ELEIÇÕES EM TEMPO DE CÓLERA (2008)
Crónicas semanais da Guiné Bissau, Abidjan e Accra... vendo e antevendo eleições... “este livro é mesmo uma surpresa, subjacente ao cronista atento está um escritor de primeira água” (Dr. Beja Santos em recensão)

ELEIÇÕES ANGOLANAS 1992
Uma lição para o futuro (2003)
Crónicas semanais da Guiné Bissau, Abidjan e Accra... vendo e antevendo eleições... “este livro é mesmo uma surpresa, subjacente ao cronista atento está um escritor de primeira água” (Dr. Beja Santos em recensão)

UM SORRISO PARA A DEMOCRACIA (1994)
"Onofre dos Santos dá-nos no seu livro um quadro abrangente do leque partidário e respetivos dirigentes, aflora as difíceis alianças a que não seriam alheios os fenómenos da fulanização e da falta de clarificação ideológica."
"É do maior interesse o conjunto de referências que o autor apresenta sobre comentários dos candidatos como Nino Vieira, Cadogo (Carlos Domingos Gomes), Koumba Yalá, Victor Saúde Maria, François Mendy entre outros, fala-se de incompetência, violação dos direitos elementares, desastre económico, corrupção, promessas de paz e estabilidade..."
Dr. Mário Beja Santos, Recensão ao livro

ELECTIONS IN SIERRA LEONE
(1995)
As eleições de 1995 na Serra Leoa – um relatório do processo eleitoral ao serviço das Nações Unidas