top of page

Reino Unido


Seretse Khama, príncipe da Bechuanalândia (nome do antigo protectorado britânico, actual Botswana), conhece, apaixona-se e casa com a inglesa Ruth Williams., contra a aprovação da família e dos governos da Grã Bretanha e da África do Sul.

Colocando o amor acima de tudo, Seretse não só renuncia a todo e qualquer direito político e sucessório como é forçado a deixar para trás a sua terra bem amada e a partir para o exílio no Reino Unido.

É mais uma história maravilhosa que agora deu um filme, "Reino Unido" com actores bem conhecidos mas que hoje écran revivem para nós o escândalo empolgante que incendiou as mentes e os mídia há precisamente setenta anos. Eu tinha cinco anos e não lia jornais mas os livros, o cinema e agora a televisão levam-nos de volta a um passado onde a sempre presente crueldade humana convivia cinicamente com a mais genuína capacidade de amar. Quererão certamente saber o que aconteceu aos dois amantes e apaixonados mas não serei eu quem vos estragará o prazer de o descobrir no filme (ou no Google)....viajando até ao tempo em que um príncipe renuncia a ser rei e acaba se tornando no primeiro Presidente da República do Botswana. Contudo, não é a política mas o amor entre os dois o que torna a sua presença não apenas incómoda mas insuportável numa época de pleno apartheid e leva de forma tão decepcionante um admirável Winston Churchill a decretar o seu exílio perpétuo... longe da vista e da memória do mundo. Mas até o amor venceu o poderoso Primeiro Ministro e o casal Khama regressa ao seu país para trabalharem como simples cidadãos na pecuária, sem grande sucesso aliás, mesmo com muito suor e lágrimas... até fundar o partido que o levou a eleições e ao topo da nova nação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page