top of page

Isto não pode ser verdade


Está pingando em Cabo Ledo... parece mais uma mentira do primeiro de Abril mas valha a verdade estamos mesmo no mês dela, da chuva é claro, apesar da escuridão ameaçadora do céu pressagiando raios e trovões que se irão concretizar, mas que abençoadamente nada ouvirei, embalado num sono que me irá surpreender mais tarde, abraçado a uma leitura irresistível. Mas por hora, é quase noite e os guarda-sois da piscina do Mar Azul, onde fantasiei contos inesquecíveis, já deviam estar fechados, como pétalas que se rendem ao pôr do Sol, mantêm-se vigilantemente abertas, na missão de emergência de guarda-chuvas. Estava eu a olhar para o rosto límpido da piscina que parecia estar a ser atacado de bexigas loucas, quando recebi uma ligação de Barcelona, do meu filho Francisco, que vira a ilustração do dia das mentiras na minha página do Face Book. Gostou tanto que queria muito que eu lhe conseguisse aquele quadro. Liguei para o meu amigo Tembo, artista que também expõe regularmente no mercado do artesanato na Ilha. A obra não era dele, mas depois de algumas peripécias telefónicas, lá me pôs em contacto com o autor. Depois de lhe explicar com muitos detalhes a obra, como o carro do lixo doméstico, a tabuleta do Kilamba, e outras, passamos à parte mais delicada que é sempre a discussão do preço entre quem quer comprar e não saberia nunca dar uma pincelada que se visse e o artista que consome tela, tintas e talento que eu tanto respeito sem prejuízo das limitações da minha bolsa. Do outro lado da linha, o artista, como bom marchand, logo me esclareceu que em consequência da publicação no Face Book a procura do quadro tinha aumentado de tal modo que àquela hora ainda estava a ponderar várias propostas. É certo que em atenção ao seu colega Tembo poderia fechar comigo de imediato se eu cobrisse a melhor oferta que acabara de receber e naturalmente logo adiantou. Como ele falava meio em francês, eu não pude evitar uma semi-imprecação acrescentando um típico "c'est pas vrai". Ele riu do trocadilho porque afinal a minha mentira tinha sido muito "profitable". Bem diz o ditado que o segredo é a alma do negócio. Vou esperar pela segunda feira quando eu voltar a Luanda e à verdade do dia a dia!

POST SCRIPTUM: Além de partilhar estes "posts" no FB, no Tweeter, no Linkedin e até no INSTAGRAM, onde quem não quer ver ou ler, passa adiante, tenho enviado para um número razoável de amigos que me foram manifestando interesse em receber, uma newsletter do meu site DARKHORSETAIL - um e-mail que remete directamente para o texto podendo ler integramente aquilo que me vai passando pela cabeça, escrevo e me dá imenso prazer partilhar com os meus amigos. Acontece que a paciência (não a amizade) dos destinatários não é ilimitada e sei perfeitamente que é preferível seguir o noticiário de uma estação de TV, assistir a um jogo de futebol ou seguir uma novela, com cuja EXCITAÇÃO jamais seria capaz de competir. Por isso aproveito para insistir que me notifiquem enviando o vosso e-mail e NÃO OBRIGADO (tal como vai em todos os e-mails) de modo a não terem de ser importunados em demasia com a minha assiduidade, nem a aturar a minha errante imaginação. Tenho plena consciência de muitos dos destinatários não me dizem NÃO apenas para não ferir a nossa mútua estima mas acredito, por vaidade intransponível, que muitos apreciam os meus sobressaltos e os lêem logo que podem e até me fazem comentários que colecciono religiosamente. A uns e a outros muito obrigado!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page