top of page

Sabe o que quer dizer Lenguluka?


Descubra isso e o resto da história na Sexta-feira 7 às 17:30 no Pavilhão D 48 Feira do Livro de Lisboa!. O nome vem do kimbundu angolano, e significa «vai depressa». Ao longo da história vai descobrir que é de facto um táxi do futuro esta carrinha guiada por Luís Sakulanda.

Algures nesse futuro, que se mascara de presente, Portugal recebe uma vaga de emigração de pessoas oriundas das ex-colónias. Reúnem-se na antiga «metrópole do império» uma série de culturas que coabitam pacificamente e se respeitam. Paira no país, e em particular na região da grande Lisboa, um clima de espartilho do politicamente correcto. Mas um fósforo lançado por uma traição irá reacender os fantasmas do racismo, da Guerra Colonial e da angústia pós-colonial.

A luso-cabo-verdiana Teresinha, a Helena de Tróia desta trama, desencadeia uma batalha a nível nacional quando troca o seu namorado Nélson, de origem angolana, por Tomás Silveira, um professor da universidade que frequenta. A sede de vingança de Nélson espalha-se como uma metástase e divide a sociedade. Os tumultos multiplicam-se e a batalha começa.

Depois de manifestações, conflitos e muitos danos, surge uma hipótese de acabar com o fulcro da contenda. Um duelo entre os dois protagonistas, com a Serra da Arrábida como pano de fundo, que irá ter consequências imprevisíveis. O que irá acontecer a Nélson e Tomás? Será que a paz vai voltar a reinar?

Lenguluka chega às livrarias portuguesas no próximo dia 4 de Junho. O livro pode ainda ser adquirido no site oficial da Guerra e Paz, em www.guerraepaz.pt e na 89ª Feira do Livro de Lisboa, no Pavilhão D48.

Este é o primeiro livro que Onofre dos Santos publica pela Guerra e Paz. Antes o autor publicou Os (Meus) Dias da Independência, Eleições Angolanas 1992 – Uma Lição para o Futuro, Eleições em Tempo de Cólera, O Conto da Sereia, O Astrónomo de Herodes, O Gosto Amargo do Quinino, Memórias de Um Dark Horse e o romance histórico Descompasso – Angola 1962.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page